sábado, 23 de abril de 2016

A Dança e os benefícios para um corpo equilibrado e saudável.


Quem pratica a dança, seja qual for o ritmo, diverte-se em sala de aula a dança é uma atividade física para todas as pessoas, sem distinção de sexo, raça e idade. E para a terceira idade, torna-se uma prática fundamental para a saúde e autoestima. Para algumas pessoas é uma forma de expressar seus sentimentos em cada coreografia dançada.

Um caso de realização e de procura de uma vida saudável e melhor :

Ficar na ponta do pé, graciosamente, e erguer o próprio corpo a partir do estômago, tomando consciência de cada movimento são vitórias que Maria Virgínia Eggers conquistou aos 57 anos. Em busca de um corpo mais feminino, mais saúde e de uma atividade que a fizesse feliz, a psicanalista se apaixonou pela dança que hoje faz parte da sua rotina.

– Eu realmente amo o balé. Eu descobri que posso fazer coisas que jamais imaginei que tinha capacidade. Hoje, já ando na ponta do pé. Muitas vezes, a aula termina e nossa turma continua se exercitando, repetindo os passos. Tudo pelo prazer de continuar dançando. – conta Virgínia.

Há poucas lesões que impedem alguém de começar a fazer balé quando adulto. O exercício fortalece o corpo com movimentos graciosos. Não há aquela dor do dia seguinte como na musculação. Quem faz, na verdade, sempre quer mais e mais.

O balé trabalha o corpo de maneira completa, global. Fortalece os músculos sem provocar o encurtamento, como a musculação. Além disso, fortalece o cérebro quando exige coordenação motora e equilíbrio. Até quem acha que pode ter a coordenação e o equilíbrio comprometidos pela idade pode sentir resultados positivos, nesse sentido.

O mito de que apenas crianças podem começar a dançar não é verdadeiro. Virgínia teve poucas aulas quando tinha sete anos, mas logo teve que parar. Ao longo dos 50 anos que passaram até o reencontro com a dança, ela lembrava com nostalgia dos primeiros passos. Quando voltou ao balé, começou nas aulas de “Barre-Terre”, uma versão no solo de exercícios que, geralmente, são feitos na barra.

São exercícios que usam técnicas do balé clássico para condicionamento do corpo que fortalecem pernas, tornozelos, pés e costas.

O balé não faz o corpo hipertrofiar nem inchar. É um esporte tão completo quanto à natação. Dançar duas vezes por semana corresponde ao dobro de vezes na musculação. Além do condicionamento físico e mental, a dança proporciona:

Traz alegria e felicidade
Aumenta o convívio social
Combate a depressão e a timidez
Combate o Stress diário
Ajuda a relaxarAtiva e melhora a coordenação motora
Fortalece a musculatura
Protege as articulações
Melhora o condicionamento aeróbico
Melhora a Capacidade Cardiorrespiratória
Previne problemas posturais e de artrose
Aumenta a Flexibilidade
Atenua dores
Emagrece, ajuda a perder Peso
Deixa a Auto-Estima elevada

Mantenha o seu corpo saudável e sua mente sadia e tenha um ótimo condicionamento físico e DANCE!


Isadora Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário