segunda-feira, 18 de abril de 2016

Surgimento da Moda

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.


O vestuário tem como intuito expressar o nosso modo de vida e a nossa cultura, o gosto e a boa escolha pela roupa esta bem ligado a isso. Pela cultura dos povos, se deu a origem pela qual o homem começou a cobrir o seu corpo, com folhas em questão de respeito.


A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres. Entre os povos da Antiguidade, o modo de se vestir era símbolo de posição social, ostentando riqueza, evidenciava castas e tornou-se, inclusive, o objeto de sedução. Uma necessidade de um símbolo social, que valorizava a pessoa pelo que ela vestida que já sabia que ela pertencia a uma condição financeira maior do que outras  pelos seus trajes. Já os mais pobres usavam roupas na cor azul, que era feita com ureia, encontrada em abundância, pois os tintureiros tomavam muitas bebidas alcoólicas, faziam a urina em baldes, e essa era utilizada para tingir as peças de tecido.

No Brasil, durante um longo período, a ideia de “moda brasileira” resumiu-se à utilização de cores primárias e secundárias, traços simplificados de ferramentas artesanais que resgatam a representação da natureza tropical, adornos com sementes, contas, conchas, penas ou escamas. Também estão sempre presentes formas reveladores curtos ou decotados, esvoaçantes, entreabertos etc.

Como por exemplo Carmen Miranda a cantora portuguesa de alma brasileira se tornou um ícone sendo uma das primeiras referências da moda nacional. Foi a primeira brasileira a lançar moda, inclusive nos EUA – o “Miranda look” que foi adaptado e usado nas ruas em todo mundo ocidental e ainda hoje influencia muitos estilistas que nela buscam inspiração.

E por fim pode- se definir a moda como um fenômeno sociocultural que traduz a expressão dos povos por meio de mudanças periódicas de estilo, estilo esse que particulariza cada momento histórico.

A moda tem o poder de comunicar posicionamentos sociais, documenta o passado, mas também assinala transformações da época em que vivemos. 

Tathi Malamão

Um comentário: