sábado, 23 de abril de 2016

A Moda e a Comunicação.

A moda é um ato de comunicação em si, uma forma não verbal de troca pela qual indivíduos expressam suas identidades e seus valores sociais.

Além disso, a moda deve se comunicar para vender, empregar a linguagem correta para um produto que muda rapidamente de estação.

Moda é um sistema único tanto na maneira como funciona quanto no mercado, que consiste em grandes companhias, marcas de luxo e distribuição em larga escala. Posto que se vestir é uma necessidade básica, a moda tem um mercado potencial muito forte e, portanto, suas ofertas devem responder a uma demanda multifacetada.

A força da moda reside no fato de ela envolver um mercado que é favorável à compra: estilos são renovados a cada estação e roupas deterioram, fazendo as vendas potenciais no setor infinitas. Aliás, é um mercado que sabe muito bem como criar necessidade, gerar demanda e provocar a compra. Assim, acima da qualidade e do conforto, a moda impôs uma nova logica: a do poder de sedução, que justifica o ato da compra além do necessário.

A moda é legitimada através de um discurso de mídia disseminado socialmente, cuja maior característica é a comunicação. Sua mensagem é simples e circula visualmente de uma maneira espetacularmente efetiva. Hoje a comunicação é um ponto focal indispensável para gerenciar qualquer marca de moda. O produto, as campanhas de publicidade, os desfiles de moda as boutiques, resumindo, tudo o que emana da marca e está relacionado a ela emite mensagens que devem ser coerentes a fim de comunicar uma imagem forte para a marca, sempre mantida cuidadosamente. É por essa razão que, atualmente, uma das principais atividades de uma companhia de moda é a produção dessa imagem, que está sintetizada nas mensagens visuais, como fotografias, vídeos, desfiles, amostras de coleção, etc.

Helena Gama

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