A moda é um ato de comunicação em si, uma forma não verbal
de troca pela qual indivíduos expressam suas identidades e seus valores
sociais.
Além disso, a moda deve se comunicar para vender, empregar a
linguagem correta para um produto que muda rapidamente de estação.
Moda é um sistema único tanto na maneira como funciona
quanto no mercado, que consiste em grandes companhias, marcas de luxo e
distribuição em larga escala. Posto que se vestir é uma necessidade básica, a
moda tem um mercado potencial muito forte e, portanto, suas ofertas devem
responder a uma demanda multifacetada.
A força da moda reside no fato de ela envolver um mercado
que é favorável à compra: estilos são renovados a cada estação e roupas
deterioram, fazendo as vendas potenciais no setor infinitas. Aliás, é um
mercado que sabe muito bem como criar necessidade, gerar demanda e provocar a
compra. Assim, acima da qualidade e do conforto, a moda impôs uma nova logica:
a do poder de sedução, que justifica o ato da compra além do necessário.
A moda é legitimada através de um discurso de mídia
disseminado socialmente, cuja maior característica é a comunicação. Sua
mensagem é simples e circula visualmente de uma maneira espetacularmente
efetiva. Hoje a comunicação é um ponto focal indispensável para gerenciar
qualquer marca de moda. O produto, as campanhas de publicidade, os desfiles de
moda as boutiques, resumindo, tudo o que emana da marca e está relacionado a
ela emite mensagens que devem ser coerentes a fim de comunicar uma imagem forte
para a marca, sempre mantida cuidadosamente. É por essa razão que, atualmente,
uma das principais atividades de uma companhia de moda é a produção dessa
imagem, que está sintetizada nas mensagens visuais, como fotografias, vídeos,
desfiles, amostras de coleção, etc.
Helena
Gama
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