segunda-feira, 18 de abril de 2016

Crítica vs Público?



A crítica cinematográfica finca raízes em nomes como Louis Delluc, Riccioto Canudo, Siegfried Kracauer, Jean Epstein, Otis Ferguson e Grahan Greene, que no começo do século XX escreviam para jornais e outras publicações. Riccioto Canudo fez o primeiro texto considerando o cinema como uma arte, em 1911, no seu artigo, "La Naissance d'un sixième art. Essai sur le cinématographe", e isso foi extremamente importante já que os filmes eram vistos apenas como um entretenimento para as pessoas que não eram da elite, desse modo eram desprezados pelos intelectuais.

No começo, quando o cinema ainda era uma arte mal definida os críticos apenas descreviam os filmes, sem se importar em colocar elementos de literatura ou até mesmo de sociologia e filosofia, que é algo que é feito muito hoje em dia, posteriormente o cinema conseguiu um certo respeito e os críticos começaram a pensar em um filme como um “texto” pronto para ser dissecado.

Embora com toda essa importância que o crítico tem na história do cinema, hoje o que move a indústria é o lucro, ou seja, o público que o consome, isso fez com que a indústria deixasse de lado a arte, isto pode ser visto claramente no filme Batman vs Superman, a Warner tentou apenas agradar os fãs e consumidores dos quadrinhos, e colocou 3 histórias longas em apenas um filme de 2 horas e meia, em sua estreia no Estados Unidos o filme teve um lucro de US$ 166 milhões, mas depois de ser execrado pela crítica, na segunda semana o filme teve um lucro de apenas US$ 52,4 milhões, isso significa uma queda de 68% e nos levanta um questionamento, a crítica ainda influencia o público?

Uma pesquisa realizada recentemente pela comunidade virtual Habbo Hotel com cerca de 20 mil jovens de 13 a 17 anos mostrou que o interesse dos jovens vai além de apenas assistir ao filme, foi verificado que a crítica cinematográfica é fator determinante na decisão de ver um filme ou não, já que 80% dos entrevistados dizem considerar a opinião dos profissionais. O problema é que com a facilidade de se criar blogs e sites, qualquer pessoa que assiste muitos filmes acham que tem o direito de fazer uma crítica na internet e muitas vezes dão opiniões equivocadas mas que são espalhadas para o mundo inteiro, dessa forma denegrindo o trabalho de quem estudou a vida inteira para expor a opinião sobre o filme.


Não existe uma barreira entre o crítico e o público, os filmes denominados blockbusters, precisam sempre de uma crítica boa para conseguir seu público, dessa forma tem que ter um equilíbrio grande entre arte e apelo por dinheiro.

Lucas Mota Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário