terça-feira, 19 de abril de 2016

Rebelião de Stonewall: Inicio do Movimento LGBT




Antes de qualquer coisa vamos entender sobre a sigla que já teve várias alterações ao decorrer do tempo. Primeiramente a sigla utilizada era GLS representando: Gays, Lésbicas e Simpatizantes, mas com aumento dos movimentos contra homofobia a sigla foi alterada para GLBS e em seguida virou GLBTS incluindo dessa vez os Trangênenos. GLBTS permaneceu por um tempo até o movimento lésbico ganhar mais espaço dentro do movimento LGBT fazendo a sigla mudar para LGBTS. 

Hoje, a sigla completa é LGBTTIS representando: Lésbias, Gays, Bixessuais, Travestis, Transsexuais/Transgêneros, Interssexuais e Assexuais, sendo que o "A" foi susbtituído por "S"; entretanto a sigla mais utilizada é LGBT.

Pode se alegar que a Rebelião de Stonewall, que ocorreu em 28 de Julho de 1969, foi o marco do movimento LGBT nos tempos modernos. Nessa época a homossexualidade ainda era vista como desvio mental e também considerada crime passivo com pena de 20 anos à prisão perpétua em quase todos os estados americanos.

Stonewall Inn é um bar norte americano que fica em Nova Iorque que na época era controlado pela máfia e era um dos poucos bares que era aberto para o publico LGBT, onde eles poderiam ser eles próprios sem que fossem julgados por isso. No entanto muitas vezes algum policial disfarçado entrava no bar e prendia gays por serem eles, então fechavam o bar e em pouco tempo ele estava aberto novamente. 

Na madrugada de 28 de Julho daquele ano os clientes se recusaram a serem presos por já estarem cansados da opressão sofrida e das constantes agressões causadas pela policia. Os que frequentavam o bar e outras pessoas nas proximidades se reuniram em frente ao bar prendendo assim os polícias dentro do mesmo.

Os manifestantes começaram a arremessar coisas como latas de lixos, garrafas e pedras contra o estabelecimento. Logo a policia pediu reforços para que conseguissem sair, assim que o reforço chegou tentou empurrar o amontoado e foram recebidos com gritos e vaias. Tudo se intensificou e foi acabar apenas 4 horas da manhã deixando tanto policiais como protestantes feridos e treze pessoas foram presas.

Na manhã daquele dia alguns dos jornais de Nova Iorque publicaram matérias sobre a revolta em Stonewall Inn. O New York Daily News, por exemplo, expôs o acontecimento na primeira página.

No dia seguinte o acontecimento se repetiu só que dessa vez tinha um número maior de manifestantes em frente ao Stonewall Inn enfrentando os polícias e isso se repetiu durante mais quatro dias. Desde aquele dia a comunidade LGBT deixou de apanhar sem dar um feedback e começou a exigir seus direitos.

Um ano após a Rebelião de Stonewall, aproximadamente 10 mil pessoas se reuniram em frente ao bar e fizeram uma macha, que logo se tornou um costume e começou a ser realizada em várias outras cidades e países. Mais tarde o dia 28 de julho passou a ser considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBT.

João Pedro Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário