domingo, 24 de abril de 2016

O Estado Brasileiro e as Políticas Afirmativas Reparatórias.



Entende-se por políticas afirmativas o conjunto de medidas voltadas a reparar injustiças sociais à determinados grupos historicamente discriminados e vitimados pela exclusão. Durante séculos, a sociedade tem marginalizados esses indivíduos, e isso é vivenciado até os dias atuais.

As ações afirmativas buscam eliminar as desigualdades por meio de ações que propiciem uma maior participação destes grupos na educação, habitação, saúde, emprego, etc.. de forma que se mantenham as oportunidades iguais perante todos e todas. Onde não haja o predomínio de raças, etnias, religiões, gênero, etc.

Muitas ações afirmativas já existem no Brasil, podemos citar: o aumento da participação de grupos discriminados em determinadas áreas de emprego, através de leis que destinam um percentual em concursos públicos por meios de cotas; concessão de bolsas de estudo e distribuição de terras e moradias.

É importante ressaltar, que as políticas afirmativas reparatórias são ações criadas com prazos determinados, ou seja, duram um determinado período de forma preventiva e reparadora, para criar equilíbrio e oportunidades às pessoas.

Muitos são contra as políticas de cotas por não entenderem o real sentido. E aqui, não se trata de inferiorizar esse ou aquele grupo, mas possibilitar condições de acesso a quem não teve as mesmas condições. É tratar os iguais de forma diferente.

Falar sobre esse assunto é uma maneira de lutar contra essa realidade, superar os desafios e melhorar a qualidade de vida de todos e todas.

Roberto Santos
Jornalismo - Faculdade Estácio Seama

Nenhum comentário:

Postar um comentário